Iguape: tudo o que você precisa saber

Iguape teve sua fundação em 1538, e encanta pela sua beleza e tranquilidade guardando uma imensa riqueza histórica, cultural e ambiental. A sua história se confunde com a colonização do Brasil, no início do século XVI. Possui o maior casario colonial preservado do estado de São Paulo e a sua arquitetura e urbanismo caracterizam-se pela simplicidade, com a maior parte das edificações implantadas no alinhamento frontal dos lotes, geminadas, térreas, construídas em pedra e cal e com telhados em duas águas.

A cidade está localizada entre marcos geográficos importantes da região, como o Morro da Espia, o Canal do Valo Grande e o braço de mar chamado Mar Pequeno. A cidade também oferece uma diversidade de belezas naturais com praias, rios e trilhas e muitas comunidades tradicionais

Atrativos Turísticos

Conheça todos os atrativos que você tem que conhecer em Iguape!

Deseja se hospedar em Iguape e conhecer todos os pontos turísticos? Então se hospede na Pousada Aly da Costa.

1 – Centro Histórico

Iguape detém o maior número de imóveis históricos tombados pelo CONDEPHAAT e seu Centro Histórico é o primeiro conjunto urbano do estado de São Paulo a ser protegido pelo Iphan, como Paisagem Cultural. O núcleo urbano de Iguape está entre os mais bem preservados centros históricos de São Paulo, com arquitetura e urbanismo capazes de contar sua trajetória, e que remontam ao período da exploração aurífera e às conquistas do território no século XVI, às atividades ligadas à construção
naval no século XVIII e à cultura de arroz no século XIX.

2 – Museu Municipal de Iguape

O Museu está instalado no prédio que abrigou a primeira Casa de Fundição de Ouro do Brasil, no século XVII e que após seu fechamento também serviu como quartel, Casa de Câmara e Cadeia. Em 1969, o espaço passou a ser utilizado com a finalidade de se tornar um museu e passou a abrigar uma exposição com núcleo de peças composto por objetos antigos e variados.

Em 1989, recebeu o primeiro plano museológico e foi reaberto com uma exposição de peças e painéis sobre a história dos homens dos sambaquis. Em 2014, o prédio teve nova reforma e hoje funciona como espaço para exposições, enquanto aguarda a finalização do novo plano museológico.

3 – Basílica de Bom Jesus de Iguape

Templo católico, construído em pedra, argamassa e óleo de baleia, por mão de obra escrava, entre os séculos XVIII e XIX. Suas obras iniciaram- se em 1787, e a Igreja foi inaugurada, ainda inconclusa, em 8 de agosto de 1858. No seu interior abriga imagens sacras importantes como a Nossa Senhora das Neves, padroeira da cidade, e a do Senhor Bom Jesus de Iguape. Em 1956, no ano de seu centenário, a Igreja do Senhor Bom Jesus de Iguape foi elevada à categoria de Basílica.

4 – Largo da Praça de São Benedito

Era conhecida como o Pátio das Casinhas, logradouro assim batizado em virtude das edificações de taipa cobertas por palha que foram erguidas em seu entorno. Em 1876, passou a se chamar Largo de São Francisco, quando foi instalado ali o chafariz público que foi recém revitalizado.

A praça possui importantes bens tombados pelo CONDEPHAAT e pelo IPHAN como a Igreja de São Benedito , o imponente Sobrado dos Toledo e o Prédio do Correio Velho recém restaurados e também casas que ainda retratam a o período do Brasil colonial.

5 – Fonte do Senhor

A Fonte é um recanto turístico na encosta do Morro do Espia, possui uma ampla área de lazer com banheiros, jardins, lagoa, uma linda fonte, piscina e vários pontos com bicas naturais que descem das encostas.

No local onde foi lavada a imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape foi construída em 1737 uma Gruta. Em 1949, Oswald de Andrade e o escritor argelino Albert Camus estiveram em visita a Iguape e conheceram a Fonte e as impressões de Camus serviram de inspiração para o conto “A pedra que
cresce”, que foi inserido no livro de sua autoria, “O exílio e o reino”.

6 – Fonte da Saudade

A fonte está localizada no sopé do morro do Espia, próxima a sede do ICMBio de Iguape, foi construída com paredes de pedra e cal em 1843, e serviu ao povo como uma das alternativas para abastecimento de água potável, lavar roupa, e local de lazer da sociedade iguapense.

O local é um importante recanto de turismo e de lazer e possui várias lendas sendo a mais conhecida a da índia Porangaba (beleza e formosura) e de seu pai Turuçuçaba (valor e grandeza), resgatada pelo historiador iguapense Waldemiro Fortes (1873-1932). O local foi revitalizado em 2020, e é ponto de partida para a trilha da Fonte da Saudade.

7 – Estuário Lagunar

Tombado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, considerado um dos maiores berçários de vida marinha do planeta, o Lagamar é um gigantesco estuário cercado pelo maior trecho contínuo de Mata Atlântica do Brasil, ligando os dois extremos, Paraná e São Paulo, com uma série de canais que serpenteiam por um belíssimo manguezal; que começa em Iguape-SP, e seguem até Paranaguá -PR.

A água do mar, que penetra pelos canais, recebe água doce de centenas de rios que
nascem na Serra do Mar circundando todo o conjunto, e formando a água salobra. Toda extensão do Lagamar é muito procurada para passeios e pesca.

8 – Mirante do Cristo

Com mais de oitenta metros de altitude, em um local privilegiado, o Mirante do Cristo está localizado no Morro do Espia, área coberta por vegetação rasteira de gramíneas.

O atrativo é um dos mais visitados na cidade, pois tem uma vista panorâmica do Centro Histórico de Iguape, do Estuário Lagamar, da Ilha Comprida e do canal do Valo Grande e, com o céu aberto, é possível observar a Ilha do Cardoso que fica em Cananéia. É um dos pontos de partida para as trilhas do Parque Municipal do Morro da Espia.

9 – Toca do Bugio

Um paraíso natural com uma linda vista para o Mar Pequeno, perfeito para quem procura paz e sossego. O local tem um quiosque com banheiros, espaço interno e externo onde servem durante todo o dia refeições, bebidas e diversos petiscos de peixes e outros tipos de petiscos.

Ao lado um playground, um grande gramado com bancos e mesas e um amplo espaço as margens do Mar pequeno onde os amantes da pesca podem passar o dia pescando ao som dos pássaros e com a brisa fresca que vem do mar. O pôr do sol é um espetáculo à parte e pode ser apreciado do gramado a beira do Mar Pequeno.

10 – Farol do Icapara

Localizado na Vila do Icapara a 12 km do Centro Histórico com acesso por estrada asfaltada. É uma bonita elevação coberta por vegetação rasteira de gramíneas. Possui uma trilha de aproximadamente 1 km, a partir da estrada ao pico.

Do local avista-se a Barra do Icapara, o encontro do Rio Ribeira de Iguape com o Oceano Atlântico, a Ilha Comprida, o Maciço da Jureia e os ecossistemas associados, como restinga, manguezal e a Mata Atlântica.

Praias em Iguape

Confira as 3 melhores praias em Iguape.

1 – Praia do Leste

A arte que vem das Águas!! #artequevemdasaguas Pois é, esse lindo trabalho bem da Praia do Leste! Um lugar impar, maravilhoso e que tem uma força magnifica. É nela a confluência do Rio Ribeira de Iguape com o Estuário Lagamar que separa a Ilha Comprida de Iguape.

A praia do leste é um verdadeiro cenário de impacto ambiental e também da própria força da natureza! As galhadas, amontoados de pedacinhos de madeiras e cernes já curtidos pelas aguas salgadas do Oceano e o rico lodo dos manguezais propiciam cenas belíssimas e muitas vezes chocantes e reflexões, o descarte da natureza e do homem, quais são?

Um local de contemplação do nascer e por do sol, um local que retiro madeias para produzir minha arte, onde muitos artistas fazem o mesmo, arvores já descartadas pela própria natureza viram obras de arte em nossas mãos, um local muito especial para se conhecer aqui pertinho.

2 – Praia da Juréia

A Praia da Jureia está localizada no bairro da Barra do Ribeira a 18 km do centro da cidade. O acesso é feito por via asfaltada e para a travessia ao bairro é utilizado um ferryboat (balsa). O destaque da praia é sua balneabilidade que se mantém há muitos anos própria para o banho.

A praia é tranquila, muito procurada para a pratica do surf e com muitos pescadores artesanais morando ao longo dos seus 19 km. Seguindo na praia, vamos encontrar o Costão da Jureia, que é a porta de entrada para Estação Ecológica Jureia-Itatins.

3 – Costão da Juréia

Núcleo pertencente à Estação Ecológica de Jureia-Itatins, localizado entre a Vila do Prelado e o Maciço da Jureia, é a porta de entrada para a Trilha do Imperador. No local, ao final da Praia da Jureia, é possível observar ecossistemas costeiros como dunas, restingas e Mata Atlântica de planície, seguidos da mata de encosta na serra da Jureia.

O acesso ao Costão é limitado pela tábua de marés devido às pequenas barras distribuídas pelo caminho, por isso é sempre muito importante se informar antes de seguir pela praia.

Trilhas em Iguape

Gosta de aventura? Então confira as opções de trilhas disponíveis em Iguape.

1 – Trilha da Pedra Lisa

A trilha tem início no Mirante do Cristo que possui uma vista panorâmica do Centro Histórico de Iguape, do Estuário Lagamar, da Ilha Comprida e do canal do Valo Grande e, com bom tempo, é possível ver a Ilha do Cardoso que fica em Cananéia.

A trilha está com todo o seu percurso estruturada com escadas, corrimãos e bancos para descanso. No percurso da trilha, pode-se observar várias espécies da Mata Atlântica, primárias e secundárias, que estão identificadas como figueiras, embaúvas, bromélias e orquídeas, assim como uma fauna riquíssima e muitas aves.

O ponto final da trilha é o Mirante da Pedra Lisa que possui uma vista espetacular da cidade, do Rio Ribeira de Iguape, do Estuário e do Valo Grande.

Tempo de duração: 3h

  • Extensão: 2,80 km
  • Grau de Dificuldade: moderado
  • Informações adicionais: deve se utilizar sapatos fechados confortáveis ou tênis, boné, protetor solar, repelente, levar água, um pequeno lanche e mochila.

2 – Trilha Fonte do Senhor

A trilha da Fonte do Senhor tem seu início Bom Jesus de Iguape e possui diversas lendas. A trilha possui estruturas de apoio como escadas, corrimãos, pontes, bancos e está também com sinalização informativa da fauna, sendo uma das trilhas mais estruturadas do município. Seguindo pela trilha em um ponto no topo do Morro do Espia ela se encontra com a Trilha da Pedra Lisa podendo assim, seguir até o Mirante do Cristo ou o Mirante da Pedra lisa como ponto final.

  • Tempo de duração: 3h
  • Extensão: 3 km
  • Grau de Dificuldade: moderado
  • Informações adicionais: deve se utilizar sapatos fechados confortáveis ou tênis, boné, protetor solar, repelente, levar água, um pequeno lanche e mochila.

3 – Trilha Fonte da Saudade

A trilha da Fonte da Saudade tem como ponto de partida o atrativo com o mesmo nome e está localizada cerca de a um quilômetro do Centro Histórico, ao lado da sede do ICMBio.

No percurso da trilha você poderá observar figueiras centenárias, diversas categorias de rochas e uma imensa diversidade de fauna da Mata Atlântica. Seguindo pela trilha em um ponto no topo do Morro do Espia ela se encontra com a Trilha da Pedra Lisa podendo assim, seguir até o Mirante do Cristo ou o Mirante da Pedra lisa como ponto final.

  • Tempo de duração: 2h
  • Extensão: 2 km
  • Informações adicionais: deve se utilizar sapatos fechados confortáveis ou tênis, boné, protetor solar, repelente, levar água, um pequeno lanche e mochila.

4 – Trilha Ruínas do Itaguá

O acesso a trilha é feito a partir do atrativo Sítio Arqueológico “Benedito Fortes” ou, como é popularmente conhecido, “Caverna do Ódio”.

A trilha segue margeando o Mar Pequeno por um percurso sem muito desnível, de fácil acesso e com lindas paisagens, passando por áreas de mangue, mata de encosta, pedra da Mutuca, bambuzal, bica d’água e chegando às ruínas históricas da Fazenda Itaguá do XIX, que possuem um rico histórico e muitas lendas. Ao lado das ruínas existem uma bica d’água e um córrego onde é possível se banhar.

  • Tempo de duração: 1h
  • Extensão: 1,20 km
  • Informações adicionais: deve se utilizar sapatos fechados confortáveis ou tênis, boné, protetor solar, repelente, levar água, um pequeno lanche e mochila.

5 – Trilha da Pedreira

Localizada nas proximidades da “Escola Agrícola de Iguape”, conduz os visitantes pela mata atlântica e passa por atrativos como a antiga Pedreira que foi utilizada para construção da Rodovia Prefeito Casimiro Teixeira, belas paisagens do Rio Ribeira de Iguape, além da Gruta do Amor, proporcionando aventura e emoção.

  • Tempo de duração: 2h
  • Extensão: 1,50 km
  • Informações adicionais: deve se utilizar sapatos fechados confortáveis ou tênis, boné, protetor solar, repelente, levar água, um pequeno lanche e mochila.

6 – Costão da Juréia

Localizado no final da Praia da Juréia, o local é muito procurado no verão para banho de sol e m ar,pesca esportiva e surfe. Este roteiro inicia de carro a partir do Mercado de Artesanato e Cultura, passando pelo centro histórico, mirante do cristo, caverna do ódio, ruínas do Itaguá, Outeiro do bacharel, praia da Jureia.

Durante o passeio e possível observar e aprender sobre os ecossistemas costeiros como restinga, mata atlântica de planície e costão rochoso, seguidos da mata de encosta, na Serrada Juréia. Ao final encontra-se também a Cachoeira do Pocinho, onde é possível banhar-se.

  • Publico alvo: todos os públicos
  • Extensão: 40 km
  • Grau de Dificuldade: moderado
  • Informações adicionais: o roteiro é realizado de carro. Observe o horário da maré*

Vivencia Com a Aldeia Indígena

Nossos povos ancestrais nos trouxeram muitas riquezas, na verdade nos trouxeram a vida!! Desde a ocupação europeia deixamos de compreender nossa real ancestralidade, colocamos um pano encima dela e nos conduziram para algo que seria quase o extermínio de nossas raízes.

Pois bem, na verdade a fortaleza de nossos povos primitivos é tanta que resistiram e resistem a essa tentativa de extermínio, mantendo vivas as riquezas da terra, das raízes de nossa alma!

A Vivencia Guarani busca propiciar a cada um de nós, nos entendermos um pouco mais, nos entendermos enquanto natureza. Nossa casa esta no caminho de 6 aldeias da etnia Guarani M’bya e queremos apoiar seu fortalecimento enquanto seres, apoiando para essa maravilhosa cultura além de se manter viva possa também se manter com dignidade!

Propomos uma troca, trocar conhecimentos e saberes, nós “juruás”( como chamam os não indígenas) e eles Guaranis, vamos entrar na aldeia para conhecer, compartilhar e aprender, e também ensinar eles nos ensinam a arte de ser indígenas e nós o nosso melhor de ser juruá!

Vamos conhecer a arte, a pintura corporal, a culinária, em fim um pouco de tudo isso e compartilhar a felicidade de sermos um!

Entre em contato com a Aly da Costa e saiba como participar.

Onde se Hospedar em Iguape?

Venha passar dias inesquecíveis na Pousada Aly da Costa.

Uma pousada linda e aconchegante localizada no litoral sul de São Paulo em meio a Mata Atlântica, que tal? 😍

A pousada Aly da Costa conta com 8 suítes, cama de casal, beliche, alguns quartos possuem uma rede na varanda, um jardim lindo, piscina, cozinha compartilhada, espaço para meditação, lavanderia e um espaço super agradável para o café da manhã.

Da até pra curtir em família e aproveitar muito. 👨‍👩‍👧‍👦

A experiência na Pousada é no Atelier da artista Aly da Costa, que compartilha com todos os hóspedes a sua história e suas obras, além de obras de projetos do qual faz parte.

Mesmo em meio a tanta natureza, a pousada conta com acesso a internet. Para informações e reservas basta nos enviar um direct ou chamar no whatsapp no número
(13) 99705-1171

Fonte: https://www.valevisitariguape.com.br/regi%C3%A3o-tur%C3%ADstica-lagamar

Posts Relacionados

1 Resposta

Deixe uma Resposta

plugins premium WordPress